Converse com o seu filho – 8/8

Converse com o seu filho – 8/8

 

Chegamos ao fim dessa série de postagens maravilhosas, esse é o último artigo. Espero que você tenha gostado, foi um prazer estar aqui com vocês.

8.1Gritar e usar de violência definitivamente não são a melhor via para conseguir que seu filho execute as tarefas determinadas e seja responsável. O diálogo é fundamental tanto para os pais compreenderem porque a criança não realiza o que lhe é solicitado, quanto para a criança saber que sempre poderá ter um canal de conversa com os pais. Gritar ou usar qualquer outra forma de violência ou autoritarismo surtem o efeito contrário e podem tornar a criança revoltada, agressiva ou arredia à realização de quaisquer tarefas. E tudo é exercício para relações e situações futuras. Cada vez mais cedo as crianças estão sendo inseridas em espaços sociais externos ao seu lar e precisam aprender a conviver com as diferenças, habilidade cujo diálogo é condição imprescindível.

8.2Definir a rotina com a criança, propor regras para a execução das tarefas, estabelecer reforços positivos ou negativos, levá-la a refletir sobre as consequências de suas escolhas são estratégias infalíveis nesse processo de educação para a responsabilidade, maturidade e autonomia. Quando as crianças são bem pequenas, os pais podem dar reforços positivos a cada tarefa executada, como combinar com a criança de pintar estrelinhas ou carinhas felizes no caderno quando ela guarda os brinquedos, por exemplo. Para as crianças mais velhas, vale estabelecer as consequências com que arcarão caso as tarefas não sejam cumpridas, como retirar um valor da mesada ou não deixá-las fazer algo de que gostam.

About The Author

TI

Deixe o seu comentário...

Últimos Vídeos

Loading...

Participe