Conheça as tarefas adequadas para cada idade – 6/8

Conheça as tarefas adequadas para cada idade – 6/8

 

Sexta postagem da série “Favorecendo a autonomia do seu filho.”

6.1Por volta dos 2 anos, até os 3, a criança já começa a ter compreensão suficiente para aprender a cuidar daquilo que é seu, e já pode aprender, por exemplo, a guardar seus brinquedos depois da brincadeira, ou a, quando chegar da rua, colocar a roupinha suja e os calçados no local apropriado. Ensine-o, primeiramente, ajudando-o a fazê-lo.

Dos 3 aos 4 anos, ainda de forma lúdica, já pode ensinar a vestir as próprias roupas, cuidar dos brinquedos e ajudar os adultos na cozinha, pegando objetos que não ofereçam perigo. É importante que o adulto sempre esteja por perto.

Por volta dos 4 anos, a criança já pode realizar algumas tarefas sozinha, como trocar a água do cachorro, recolher o lixo. Isso fica ainda mais fácil quando se estabelece um horário para a criança fazer a tarefa, criando uma rotina. Ao dominar a rotina, a criança vai se apropriar de seu próprio tempo, aprendendo o valioso exercício de administrá-lo. Com o passar dos dias, ao perceber que já consegue realizar as tarefas com mais rapidez, vai conseguir inserir outras atividades de seu interesse.6.2

Dos 5 aos 6 anos, seu filho já pode arrumar o próprio quarto e brinquedos, passar pano para tirar o pó, ajudar a pôr ou tirar a mesa e molhar as plantas.

Entre os 7 e os 9, você pode ensiná-lo a atender o telefone e anotar recados, orientando-o sobre como falar com quem está do outro lado da linha. Nessa idade pode ainda ajudar a cuidar de irmãos mais novos, lavar louças, varrer o chão.

6.3Com 10 a 12 anos, a criança já pode aprender a lavar e passar roupas, e ajudar os adultos a cozinhar, sempre com supervisão e cuidados com a segurança. Em famílias com crianças de idades diferentes, é comum que os pais queiram nivelar as atividades pela idade do filho menor, para que todos façam as mesmas tarefas e ninguém se sinta prejudicado. Mas isso não está certo. Os filhos mais velhos devem ter mais responsabilidades, de acordo com sua idade.

Deixe o seu comentário...

Últimos Vídeos

Loading...

Participe